top of page

Massa caseira: saiba como deixar mais saborosa



Uma boa massa é o paraíso dos apaixonados por comida italiana. Non è vero? Quando o macarrão é fresco, então, a brincadeira fica ainda mais séria.


Nossas massas, servidas nos pratos da Cantina Famiglia Facin, são todas feitas aqui. Por isso, como você que frequenta a Cantina sabe, as massas estão sempre frescas, com aquele toque caseiro de comida da nonna.


E se massa comprada pronta no supermercado já resulta em boas receitas, imagine macarrão fresco, de preparação própria? Você tem vontade de fazer seu prato com massa caseira?


Nesta semana, o post do blog traz dicas para deixar sua massa caseira mais saborosa. Confira.



Uso dos ovos


A receita que você escolheu leva ovo? Então use a indicação de medidas em gramas.


Embora algumas receitas indiquem a quantidade por unidade, os ovos podem ter grandes diferenças de tamanho. E isso, claro, irá interferir no resultado da massa.


Outra dica é ficar atento ao clima. Se o tempo estiver mais seco, é válido adicionar um pouquinho mais de claras.


Não sove a massa


Quando sovada, a pasta para fazer o macarrão fica borrachuda depois de cozida. Portanto, apenas misture os ingredientes de acordo com a receita, para deixar a massa lisa e homogênea.


Abertura da massa


Na hora de abrir a massa, escolha uma superfície fresca. Como, por exemplo, uma bancada de mármore ou granito.


Na hora de cozinhar


Importante: a água deve estar fervendo antes de colocar a massa. Tempo: a massa possui um tempo de cozimento bem rápido.


Em menos de cinco minutos, você já consegue deixá-la ao dente. Se a massa for simples, em 3 minutos já pode chegara ao ponto. Se for recheada, quando subir na panela é hora de retirá-la.


Proporção de água: o indicado é usar 1 litro de água para cada 100 gramas de massa.


Massa caseira fresca
Massa fresca preparada na Cantina.

Esperamos que você tenha gostado das dicas para deixar a sua massa caseira mais saborosa! Pronto para deixar a nonna orgulhosa?


bottom of page