© 2020 por Studio Telescópio.

Quais vinhos são indicados para o verão?



Como bons italianos que somos, faça frio ou calor de 40 graus, lá estamos nós, pensando em qual vinho tomar. Non è vero?


Apesar de associado ao inverno, vinho é excelente para em qualquer época do ano, inclusive no verão. Para você que está se perguntando qual escolher, prepara-se para se surpreender.


Existem opções de todos os tipos de vinhos, além dos rosés, brancos e espumantes. Até mesmo para os dias excessivamente quentes. Deseja manter a tradição da “época dos vinhos brancos”? Não abre mão das bolhas dos espumantes? Pode ficar tranquilo!


A lista da Cantina Famiglia Facin também traz sugestões de excelentes vinhos brancos, rosés e espumantes para servir no verão. Até porque a dica é ficar atento ao tipo de uva e à temperatura que a casta suporta. Vamos lá?


Vinhos tintos


O conselho para quem deseja apreciar um vinho tinto no verão é evitar os encorpados. Opte pelos que tenham leveza e frescor, como os da casta Gamay, Cabernet Franc e Pinot de aromas frutados singelos.


Lembre-se de servi-los abaixo dos 18ºC, diferente do recomendado para os tintos fortes no inverno. Coloque à mesa a uma temperatura de 14 a 16 graus celsius.


Sugestão Famiglia Facin: Los Riscos Pinot Noir



Aromas intensos de framboesa, cravo e couro com notas tostadas no final.

Vinhos brancos


Sauvignon Blanc, Chardonnay e Riesling são uma ótima pedida. Essas castas dão origem aos vinhos com menor teor alcoólico, e menos complexos.


São mais refrescantes, leves e harmonizam com pratos típicos de verão, como peixes e frutos do mar.


Sugestão Famiglia Facin: Los Haroldos Torrontés


Aroma fresco e floral. Na boca é de paladar fresco, jovem e frutado.

Vinhos rosés


São o paraíso nos dias muito quentes, e se você quer ser assertivo na escolha do vinho para beber no verão será uma excelente opção. A cor rosada se dá pelas poucas horas de passagem das cascas da uva em contato com o mosto.


Cada vez mais populares no verão da Europa, possuem taninos suaves e podem ser colocados à mesa a uma temperatura de 12 a 14 graus celsius. Dica: deixe a garrafa na geladeira por cerca de uma hora antes de servir.


Sugestão Famiglia Facin: Casa Perini Rosé



Aromas delicados de frutas como cereja, morango e pitanga.


Vinhos espumantes


Outro exemplo de vinho que nasceu para o verão: os espumantes! Em especial os puro Chardonnay e os blancs de blancs, por possuírem menor densidade e corpo.


Sirva a baixas temperaturas, pois o gás carbônico é liberado mais rápido no calor. O ideal é de 6ºC a 8ºC. Os espumantes com açúcar (Moscatel e Demi-sec) podem ficar entre 4ºC e .


Sugestão Famiglia Facin: Aurora Brut



Aroma com predomínio de frutas cítricas e toques de frutas tropicais.


Gostou das dicas? Aproveite o melhor dos vinhos e da comida italiana no verão! Esperamos por você aqui na Cantina.