top of page

Conheça a curiosa história do risoto de açafrão


Risoto de açafrão

Sabe aquelas histórias que explicam como uma receita surgiu? Aqui, na Cantina Famiglia Facin, nós adoramos.


Principalmente quando se trata de uma delícia da culinária italiana. Você conhece, por exemplo, o episódio que teria dado origem ao tradicional risoto de açafrão?


É esta a história que compartilhamos no post desta semana do blog. Confira!



Risoto criado por acidente

O risoto é um prato típico do norte da Itália, mais precisamente na região da Lombardia. Há muitas variações do preparo, mas a receita original é o risoto de açafrão que, conforme acredita-se, surgiu por acidente.


Isso porque alguns historiadores atribuem a receita a Valério di Fiandra, artista responsável pela criação dos vitrais da Catedral de Milão, e que era conhecido pela habilidade em misturar cores. O fato teria ocorrido em 1574, no jantar de casamento da filha.


Acredita-se que Fiandra deixou cair açafrão na panela. Reza a lenda que a atitude de Fiandra foi uma demonstração de ciúmes pela filha. O resultado dessa “fatalidade”, contudo, acabou sendo um sucesso.


Apesar da pigmentação estranha, os convidados adoraram o risoto, e o prato teve uma ótima aceitação, recebendo vários elogios. Nascia naquele momento a receita original do risoto de açafrão.


Origem do grão


A chegada do grão que deu origem ao risoto é atribuída aos Sarracenos, povo nômade pré-islâmico dos desertos da província romana da Arabia Petraea (atualmente parte de Egito, Arábia Saudita, Jordânia e Síria). Após os Sarracenos dominarem o sul da Itália, o produto tomou o rumo da região norte a partir da Sicília.

Arroz de risoto

Gostou de conhecer a história por trás da origem do risoto de açafrão? Nós, aqui na Cantina Famiglia Facin, adoramos!


bottom of page