Apreciar uma legítima receita italiana, dessas que lembram a comida da nonna, já é uma experiência deliciosa. Mas escolher o vinho que melhor harmoniza com o prato faz toda a diferença para deixar o momento ainda mais especial.
A combinação entre acidez, textura e tanino influencia diretamente a percepção de sabor. No caso das massas, o tipo de molho é determinante para a escolha do vinho para harmonizar. Você sabia?
Confira na publicação do blog desta semana as nossas dicas sobre harmonização de vinhos e massas. Salute e Buon appetito!
Molhos à base de ovos e queijos
As massas com molhos à base de ovos e queijos, como macarrão à carbonara, possuem paladar intenso. Para balancear a presença dos sabores fortes, são recomendados os vinho brancos do tipo Chardonnay.
Sugestão: Zentas Chardonnay
O Zentas Chardonnay possui aromas complexos com presença de melão, abacaxi e pera.
Molhos de tomate
As massas com molho ao sugo podem ser combinadas com vinhos tintos suaves e aveludados. Mas, pela acidez do tomate — o ingrediente principal —, o vinho deve ser encorpado e possuir boa acidez.
Sugestão: Villa Antinori Rosso
O Villa Antinori Rosso possui frutas vermelhas, cerejas e ameixas, juntamente com frutos silvestres e hortelã.
Molho pesto
Feito aqui na Cantina à base de manjericão fresco, nozes, castanhas, pecorino e azeite, o molho pesto tem uma combinação de sabores bem característica. Consequentemente, o vinho servido precisa ter a mesma riqueza de aromas do prato. Os brancos frescos e leves, por suportarem o perfume das ervas do prato, são excelentes opções.
Sugestão: Settesoli Pinot Grigio
O Settesoli Pinot Grigio tem aromas cítricos, de pêssego e maçã verde.
Molho com frutos do mar
Algumas receitas levam massas acompanhadas de frutos do mar e são muito saborosas. Nesses casos, porém, é preciso ter cuidado para o vinho não tirar o protagonismo dos temperos e dos ingredientes principais. Os rosés frutados e florais com frescor são uma boa pedida.
Sugestão: Cafetin Rosé Pinot Noir Malbec
O Cafetin Rosé Pinot Noir Malbec, no nariz, traz uma mistura de flores, rosas, cerejas e morangos.
Molho branco
Os molhos brancos, por possuírem textura cremosa e um teor de gordura considerável, precisam ser equilibrados com um vinho mais delicado. Os brancos, em especial os da uva Chardonnay, cumprem bem essa função.
Sugestão: Escorihuela Gascón Chardonnay
O Escorihuela Gascón Chardonnay possui um delicado aroma de damasco, abacaxi e notas de baunilha.
Molho à bolonhesa
Para molhos feitos de carne vermelha são indicados vinhos tintos concentrados, de sabor e aroma marcantes e de boa espessura e estrutura de taninos, para ajudar a limpar o paladar.
Sugestão: Tarapacá Gran Reserva Etiqueta Negra
O Tarapacá Gran Reserva Etiqueta Negra é um vinho intenso. Possui aromas que lembram cereja, ameixa e cassis.
Gostou das dicas? Agora que você já sabe o que vai bem com cada tipo de molho, é só pedir a sua massa preferida e deixar a experiência ainda mais saborosa com a correta harmonização dos vinhos. Salute e buon appetito!
Comments