top of page

Harmonização: saiba qual vinho escolher para acompanhar risotos


risoto harmonização vinho

Como restaurante tipicamente italiano, somos muito lembrados pelos nossos pratos com massas. Mas sabia que os risotos também são destaque do nosso menu?


Tanto na unidade Famiglia Facin Casa Veneza, do Cais Embarcadero, quanto na operação Famiglia Facin Casa Florença, do bairro Bela Vista, junto à loja Sommelier Vinhos, os risotos estão entre os pratos mais pedidos. E, para cada um deles, tem uma qualidade de vinho que melhor harmoniza.


Neste post, te contamos quais tipos de vinho harmonizam com quatro risotos do nosso menu. Confira!


Cordeiro (molho sugo, cordeiro feitos nas cervejas pilsen e preta, com tomates marinados)

risoto harmonização vinho

O risoto de cordeiro é um prato sofisticado com sabor extremamente marcante. Justamente por ter um sabor acentuado, deve ser combinado com vinhos tintos complexos e com boa acidez, como os elaborados com a uva Pinot Noir.


Caprese (mussarela de búfala e tomates cereja)


No geral, risotos vegetarianos harmonizam com vinhos brancos aromáticos, de notas cítricas e fragrância frutada. Para a experiência ficar ainda mais sensacional, experimente harmonizar com espumantes ácidos e vivos. Os Extra Brut são uma excelente opção.


4 cogumelos (mix de cogumelos: shitake, shimeji, paris e funghi)

risoto harmonização vinho

Os vinhos tintos encorpados e com boa acidez, sem dúvidas, são os mais adequados para harmonização de um risoto de cogumelos. Principalmente aqueles com aromas de terra, como Pinot Noir ou Marselan.


Salmone (iscas de salmão com leve toque de limão siciliano)

risoto harmonização vinho

Salmão é um peixe com pouca gordura. Por isso, o nosso risoto com iscas de salmão deve ser acompanhado por vinhos brancos leves, aromáticos, refrescantes e de acidez moderada. Por ter um leve toque de limão siciliano, prefira um rótulo que possua notas cítricas. Uma boa pedida são os vinhos da uva Chardonnay.


Conheça nossas duas unidades


Gostou das dicas? Aguardamos a sua visita em nossas duas unidades. Conheça o Famiglia Facin Casa Veneza, no Cais Embarcadero, e o Famiglia Facin Casa Florença, no bairro Bela Vista, junto à loja da Sommelier Vinhos.


Casa Veneza: Av. Mauá, 1050 - Armazém A7 - Centro Histórico, Porto Alegre

51. 98409-8481 (WhatsApp)


Casa Florença: R. Passo da Pátria, 166 - Bela Vista, Porto Alegre

Telefone: 51. 98450-4583 (WhatsApp)

bottom of page