Por que no dia 29 se come nhoque?


É tradição: dia 29 é dia de gnocchi della fortuna! Conhecido também como nhoque da sorte, essa massa está na refeição de muitas pessoas em várias partes do mundo no dia 29 de cada mês.


Mas onde surgiu esse costume? Qual o significado? É esta a história que trazemos no Blog da Cantina Famiglia Facin esta semana. Confira!


História do Nhoque da Fortuna


Como muitas outras tradições envolvendo gastronomia espalhadas pelo mundo, o nhoque da fortuna tem origem na Italiana. Reza a lenda que, em uma noite de 29 de dezembro, São Pantaleão, um santo católico vivido no século IV, perambulou maltrapilho por um vilarejo da Itália.


Com muita fome, ele bateu à porta da casa de uma família numerosa e com pouca comida na mesa. Apesar disso, o patriarca dessa família fez questão de dividir o jantar com o desconhecido.


E adivinha o que pai, mãe e cada um dos filhos do casal estavam comendo? Sim, dividiram o que estavam comendo: nhoque! Para dividir com São Pantaleão a pouca quantidade que tinham, a família teve de se contentar com sete pedacinhos de massa para cada um. Após comer e agradecer a acolhida, São Pantaleão se foi.


Quando foi tirar a mesa, o patriarca descobriu que havia um monte de dinheiro embaixo dos pratos. Por isso, todo dia 29 é Dia do gnocchi della fortuna (ou nhoque da sorte)!


Quem quiser ir mais a fundo na tradição, além de comer nhoque no dia 29, o ritual manda primeiro colocar dinheiro sob o prato, depois, come-se os primeiros sete pedacinhos de nhoque em pé, fazendo um pedido para cada um deles. Aí, então, reunida à mesa, a família se senta para e comer à vontade.


Gostou de conhecer a origem do gnocchi della fortuna? Estamos te esperando na Cantina Famiglia Facin com nossos nhoques preparados com muito amor aqui no ristorante!


Confira o menu:

Menu Outono/Inverno

Leia também: Você já ouviu falar em Comfort food, o conceito de comida afetiva?

© 2020 por Estúdio Telescópio.