top of page

3 curiosidades sobre Florença


curiosidades sobre florença

Recentemente, em dezembro de 2022, a Cantina Famiglia Facin, que antes ficava no Shopping Total, mudou de endereço. Agora no bairro Bela Vista, o espaço homenageia a capital da Toscana e, por isso, se chama Famiglia Facin Casa Florença.


E cada um dos três ambientes recebe um nome diferente. Neste post, vamos te contar 3 curiosidades sobre Florença que nos ajudaram na escolha dos nomes de cada salão. Confira!


O olhar de Filippo Brunelleschi para a cúpula de Duomo


Filippo Brunelleschi

Um dos principais cartões-postais de Florença, a cúpula de Duomo é do arquiteto renascentista Filippo Brunelleschi. Lá do alto, é possível admirar uma das vistas mais bonitas para a cidade.


Ao lado direito da Cattedrale di Santa Maria del Fiore, há uma estátua de Filippo Brunelleschi, sentado e com um compasso na mão. Ao seguir o olhar da estátua, percebemos que os olhos estão na direção da cúpula, a sua obra prima.


Os leões e o David de Michelangelo da Piazza della Signoria


Leões e o David de Michelangelo

A Piazza della Signoria, assim como boa parte de Florença, parece um museu a céu aberto. Entre as diversas esculturas, na Piazza della Signoria está a réplica do David de Michelangelo e, ao lado das escadas da Loggia dei Lanzi, as esculturas dos leões.


De um determinado ângulo, um dos leões pode ser enquadrado de um ponto em que parece abocanhar a cabeça de David Michelangelo, o que rende uma bela foto e nos faz pensar sobre essa curiosa coincidência!


O homem do bloco de pedra no Palazzo Vecchio


Homem do bloco de pedra no Palazzo Vecchio

No Palazzo Vecchio, em um bloco de pedra, tem o rosto de um homem de perfil. E há uma lenda que atribui o desenho a Michelangelo, que seria o rosto de um homem que sempre o importunava na Piazza della Signoria.


Mas existe também a versão de que o perfil no bloco de pedra seria, na verdade, o rosto de alguém que estava sendo punido no meio da praça. Um dos mistérios que adoramos em Florença!


Escolhemos esses três lugares para nomear nossos diferentes espaços no Famiglia Facin Casa Floresça. Na entrada, temos a área externa, que chamamos Piazza della Signoria. O salão do segundo pavimento batizamos de Palazzo Vecchio e, na sacada também do segundo pavimento, chamamos o espaço de Duomo.


A operação Famiglia Facin Casa Floresça fica junto à Sommelier Vinhos, na Rua Passo da Pátria, 166, bairro Bela Vista. Para mais informações e reservas, entre em contato conosco no WhatsApp (51) 98450-4583.

bottom of page