top of page

Conheça o carnaval de Viareggio, um dos mais famosos da Itália


Esperando pelo carnaval para viajar e se divertir? Na Itália, muita gente está. Você sabia que, assim como no Brasil, na Itália há cidades famosas pela carnaval? E isso vai muito além do conhecidíssimo Carnaval de Veneza.


É o caso de Viareggio, conhecida como citadella del carnevale (cidade do Carnaval), que fica na província de Lucca, região da Toscana, a pouco mais de uma hora de Florença. O Carnaval de Viareggio é famoso por suas esculturas de papel machê e pelos carros alegóricos. Parece bem familiar para quem vive no Brasil, não é mesmo?!


Uma das tradições das esculturas é a representação de figuras importantes da política e do entretenimento. Nas alegorias são os efeitos especiais que chamam a atenção enquanto passam pela Via Reggia, local onde ocorrem os desfiles.


Na festa, como um todo, o Carnaval de Viareggio é muito conhecido por satirizar a política e os poderosos italianos, e cada vez mais aposta em temas universais. Essa tradição é atribuída à origem Carnaval de Viareggio, em 1873, quando teria ocorrido um desfile de máscaras no qual as pessoas protestaram contra o excesso de impostos.


Hoje, o espetáculo é realizado aos fins de semana e na terça-feira de carnaval, podendo as festividades durar até 4 semanas. Ou seja, em Viareggio você terá várias oportunidades para ver os desfiles do Carnaval de Viareggio, que tem como símbolo o Burlamacco.


A roupa Burlamacco é composta de um terno xadrez vermelho e branco, que lembra um Arlequim. O nome se refere ao Buffalmacco retratado por Boccaccio em Decameron.


Se você visitar a cidade em outra época do ano, pode conhecer o Museo del Carnevale (Museu do Carnaval em Viareggio). E para os que estiverem em outro local que não Viareggio, o evento é transmitido ao vivo pela TV italiana Rai. Legal, né?


Gostou de conhecer essas curiosidades? Nós, aqui da Cantina Famiglia Facin, adoramos ter compartilhado com você essa dica de viagem na Itália.



Fonte:

Terra, G1, Istoé

bottom of page