top of page

3 Curiosidades sobre Veneza



No final de 2022, nossa unidade que fica no Cais Embarcadero, e antes se chamava Il Giardinetto, passou a se chamar Famiglia Facin Casa Veneza. A mudança ocorreu após uma viagem que fizemos pela Itália.


Durante nossa viagem, passamos por Veneza e também por Florença. E isso nos despertou o desejo de homenagear essas duas cidades maravilhosas, além de prestar uma homenagem à Itália como um todo.


Por isso, a operação que antes ficava no Shopping Total — que mudou para a Rua Passo da Pátria, bairro Bela Vista, e se chamava Cantina Famiglia Facin — foi rebatizada: agora se chama Famiglia Facin Casa Florença.


Assim, começamos a compartilhar aqui no blog vários conhecimentos sobre essas duas cidades apaixonantes. Neste post, separamos 3 curiosidades sobre Veneza! Confira.


Festival de cinema de Veneza


Veneza tem um festival internacional de cinema reconhecido como o mais antigo do mundo. O evento ocorre todos os anos, no segundo semestre, e reúne artistas consagrados e jovens estrelas. Em 2023, o festival de cinema de Veneza terá a sua 80ª edição.


O festival de cinema de Veneza não é relevante apenas na sétima arte, mas também na moda. Afinal, no tapete vermelho, os artistas desfilam com as principais tendências do momento.


Por que Veneza não afunda


Veneza está localizada em uma laguna, preenchida por água salgada, e tem 550 km² de área e 118 ilhas poucos centímetros acima do nível do mar. Mas como Veneza não afunda? Bem, isso acontece porque os venezianos enterraram um bosque inteiro com grandes troncos de árvores que mediam entre 2 e 8 metros de comprimento.


Posteriormente, passou-se a usar, além de madeira, pedra para dar sustentação à fundação. Apesar de estar debaixo d'água, a madeira em todo esse tempo nunca apodreceu porque os pilares foram completamente submersos, sem acesso ao ar, e assim não têm contato com o oxigênio, bactérias, fungos e outros organismos.


Além disso, as águas da laguna tinham grande concentração de minerais, que foram sendo absorvidos pela madeira até que ela se petrificasse.


Carnaval de Veneza


O Carnaval de Veneza, que começou no século 11 como um período de excesso antes da quaresma, se tornou uma grande atração turística para a cidade nas últimas décadas. Nesse período, a cidade recebe milhares de turistas de toda a Itália e do mundo.


Diferente do Brasil, onde os desfiles acontecem em avenidas, Veneza utiliza de seus tradicionais canais para fazer a festa. No lugar dos carros alegóricos, são os barcos decorados acompanhados de muita música e dança que encantam a todos. Já os bailes de máscaras são realizados em antigos palácios venezianos.


Gostou das curiosidades sobre Veneza? E não deixe de conhecer a unidade Famiglia Facin Casa Veneza, no Cais Embarcadero, que fica de frente para o Guaíba!

bottom of page