Receita de Famiglia: como deixar seu molho vermelho caseiro especial


Receita de Famiglia: como deixar seu molho vermelho caseiro especial

A sua família possui alguma receita caseira especial? A nossa, como você deve imaginar, tem. Muitas, por sinal, como um bom e legítimo lar dominado pela italianada

Mas não monopolizamos o privilégio de ter esse sabor, afinal, aqui na cantina o paladar que remete i nostri nonni é bastante presente. Alguns segredinhos, inclusive, nós fazemos questão de compartilhar. 

Até porque é uma honra quando alguém se aventura na cozinha inspirado nos sabores do  ristorante da nossa família. Vamos lá?

Para deixar seu molho vermelho caseiro especial, antes de tudo, já imagine ele como a gente faz: encorpado, de cor intensa e aroma do fruto bem acentuado. Combinado?

Ingredientes

1 kg de tomate tipo italiano maduro ou tipo Débora

1 punhado de manjericão fresco

12 colheres (sopa) de azeite extravirgem 

5 dentes de alho

1 colher (sopa) de sal

Passo a passo

1) Escolha tomates maduros, bem vermelhos e firmes. 

2) Retire qualquer parte escura ou danificada. Se estiver verde por dentro, não serve para o molho.

3) Em uma panela, leve ao fogo por aproximadamente 15 minutos. Apenas para amolecer. Tampe a panela e mexa de vez em quando. Reserve. 

4) Em outra panela, coloque o azeite extravirgem. Isso vai ajudar a conservar o molho por mais tempo depois que ele estiver pronto.  

5) Descasque os dentes de alho e faça cortes verticais, sem parti-los ao meio. Coloque-os na panela e deixe dourar.  

6) Lave bem e seque com papel toalha as folhas frescas de manjericão. Coloque na mesma panela, já com o azeite e o alho. Mexa e desligue o fogo. 

7) Hora de peneirar! Retire toda a polpa do tomate. Semente e pele não serão usados. Dica: não use o liquidificador. Coloque toda a polpa na panela, acerte o sal e cozinhe por duas horas. Sem tampar a panela.

Agora é ter paciência para esperar o cozimento. Mas vale à pena, nós garantimos! 

Gostou dessa dica? Comenta aqui como ficou o seu molho vermelho caseiro. Você faz desse jeito na sua casa ou tem por aí algum chef que também gosta de compartilhar truques de cozinha?  

Algum pedido de dica especial? Também aqui neste gichê! Buon appetito!

Riserva:

(51) 3018-8383

reservas@famigliafacin.com.br