Harmonização: saiba qual vinho servir com carnes brancas


Harmonização: saiba qual vinho servir com carnes brancas

As festas de final de ano estão se aproximando! Você já pensou no que vai servir nas ceias?

Nesta época, tanto no Natal quanto no Ano Novo, o prato principal costuma ser a carne branca. E, como todo apaixonado por vinho sabe, a harmonização feita de maneira correta deixa a refeição muito mais prazerosa. 

Reza a lenda que pescados combinam com vinhos brancos e carnes vermelhas com os tintos. Mas, na verdade, o que melhor define a escolha do vinho é a forma de preparo do prato, os molhos e os acompanhamentos. Você sabia?

Confira nas nossas dicas de harmonização desta semana. Cin cin!

Leia também: Como fazer uma Salada Caprese refrescante

Bacalhau

De carne suculenta, o bacalhau possui uma versatilidade interessante na hora da harmonização. A textura do bacalhau permite que você opte pelos vinhos brancos mais encorpados ou pelos tintos leves

Se for grelhado e acompanhado de vegetais, a dica é optar por um vinho branco. Se for uma receita mais elaboradas, com azeitonas e molhos, o bacalhau permite um tinto leve que tenha poucos taninos

Harmonização com carnes brancas

Peru

Clássico na ceia de Natal, o peru é uma ave de carne branca e macia que também permite a harmonização com vinhos brancos mais encorpados ou com tintos.

Se a sua receita levar ervas e farofas com frutas secas, opte por um vinho branco. Se for um peru assado com batatas, um tinto mais encorpado vai deixar os sabores mais equilibrados no paladar

Harmonização com carnes brancas

Carne suína

As peças mais magras e suaves, como é o caso da picanha e do lombinho, vão melhor com vinhos brancos. De preferência os de uva do tipo Chardonnay ou Sauvignon Blanc.

Já os cortes de carne de porco mais gordurosos, como pernil e costela, harmonizam bem com vinhos tintos. Uvas como Pinot Noir e Merlot são uma boa pedida.

Harmonização com carnes brancas

Aproveite as nossas dicas e lembre-se sempre de optar por um vinho que contribua para a harmonia de sabores entre uma garfada e um gole! 

Leia também: Saiba qual vinho escolher para acompanhar as massas