Você conhece a origem da chaminé histórica do Shopping Total?


Você conhece a origem da chaminé histórica do Shopping Total?

Cúpulas, arcos, ornamentos, esculturas e a chaminé. Esta é a paisagem de quem passa pela Avenida Cristóvão Colombo e observa o prédio histórico onde hoje fica o Shopping Total.

Erguido na antiga estrada da Floresta — o caminho que ligava o Centro de Porto Alegre a algumas chácaras da cidade —, a edificação foi inaugurada em 27 de outubro de 1911. Ou seja, esse ponto de referência do bairro Floresta completou 108 anos no último domingo.

A construção, de arquitetura neoclássica do período Imperial, faz parte da memória e da história da capital gaúcha. Mas nem todo porto-alegrense tem conhecimento sobre o que funcionou por ali no século XIX

Você, por exemplo, sabe qual era a função da chaminé onde hoje, em seus túneis subterrâneos, está instalada a Cantina Famiglia Facin? Vamos reviver um pouco esse passado no post do blog desta semana! Confira.

O que funcionou no antigo prédio do Shopping Total? 

Cervejaria Bopp

Projetado por Theodor Wiederspahn, um conceituado arquiteto da época, o prédio histórico do Shopping Total já foi o maior edifício de cimento armado do Brasil. Em 1914, a construção ficou ainda mais imponente com uma segunda etapa da obra para a instalação da Cervejaria Continental — uma união entre a cervejaria Bopp e as fábricas Sassen e Ritter

A trajetória da família Bopp na indústria cervejeira, contudo, cessou em 1946, ano em que a Bopp foi vendida para a Brahma. O complexo Continental continuou no prédio histórico do Shopping Total até 1998, quando mudou-se para Viamão

Em 1999 a Prefeitura tombou o prédio. O local, então, tornou-se um dos patrimônios arquitetônicos da cidade. O imóvel foi adquirido pelo Shopping Total em 2003.

A chaminé de 85 metros e suas caldeiras

Chaminé do Shopping Total

Quando o prédio foi tombado, as caldeiras e a chaminé do então complexo cervejeiro foram preservadas. Ela possui 85 metros de altura  e pode ser avistada de vários pontos do bairro Floresta.

Túneis subterrâneos

Túneis Cantina Famiglia Facin

Enquanto a chaminé é observada de longe, os túneis subterrâneos podem ser visitados. Isso porque, em 2014, a Famiglia Facin, com acompanhamento técnico da Coordenação da Memória da Secretaria da Cultura (SMC) e da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (Epach), restaurou as instalações.

Após adaptar o local para exercer atividades com alimentação, o restaurante serve pratos tipicamente italianos, inspirados nos antepassados da família Facin que migraram da Europa para o Sul do país. Além de ir ao restaurante para jantar ou almoçar, é possível ainda reservá-lo para outras finalidades.

A Cantina Famiglia Facin já foi usada, por exemplo, como locação para fotos e filmes publicitários e espaço para eventos pessoais e corporativos, como casamentos, formaturas, aniversários e confrarias. Para fazer reservas de almoço e jantar ou realizar o seu evento no restaurante, basta entrar em contato com a cantina

Gostou de saber um pouco mais sobre o passado do prédio histórico e da chaminé do Shopping Total? Compartilha nos comentários. Grazie per la lettura.

Entre em contato para fazer o seu evento na Cantina Famiglia Facin