5 ingredientes indispensáveis em uma boa cozinha italiana


5 ingredientes indispensáveis em uma boa cozinha italiana

Se existe um assunto do qual a gente entende aqui na cantina é de cozinha italiana. Temos, afinal, um cardápio composto pelas receitas da matriarca, a nonna Facin

Nos escritos deixados por ela, junto das receitas, ficaram também, como legado, os ingredientes necessários em uma boa cozinha italiana. Você, por exemplo, sabe quais elementos são indispensáveis? 

Confira no post de hoje do blog e partiu cucina!

Azeite de oliva 

Azeite de oliva

Ah, o azeite de oliva! Um dos óleos vegetais mais saborosos que existem, ele é literalmente o suco da azeitona. Possui perfume, sabor e personalidade para ser usado em tudo: saladas, massa do pão, sopas, pizza

Em suma, não existem limites para o uso do azeite de oliva, que, além de tudo, é ótimo para a saúde, pois faz bem ao coração!

Manjericão fresco

Manjericão

Pode ter certeza: cozinha sem manjericão pode ser tudo, menos um local onde se prepara uma boa comida italiana. É vasta a lista de pratos italianos que têm o manjericão como ingrediente fundamental, ou que podem ser finalizados com essa erva. 

Salada caprese, pizza marguerita, molho de tomate, saladas e sopas são alguns exemplos. Dica: cultive seu manjericão em casa, dentro de vasinhos. Como ele estraga rápido e não fica tão saboroso quando seco, é sempre bom tê-lo à mão ainda fresco. 

Sálvia

sálvia

Bastante aromática, a sálvia é tradicional na culinária italiana, principalmente na Toscana. Excelente para normalmente ser usada em recheios de aves, pratos de carne, linguiças e sopas

Você pode usá-la junto do alho e da manteiga, para dar mais sabor às massas. Além disso, combina perfeitamente com saladas.

Tomates, tomates e tomates

Tomates

Nenhum apaixonado por cozinha italiana com juízo sobreviveria sem os tomates. Já imaginou a pizza marguerita, a salada caprese, o spaghetti carretiera e tantas outras receitas sem esse fruto? 

Além disso, os tomates são ricamente aproveitados em saladas, molhos e preparos diversos. Vale ressaltar que dele pode ser aproveitado tudo, sem descartar nenhuma parte.

Massas para todas as ocasiões

Massas para todas as ocasiões

Por último, mas não menos importante, massas. Não existe uma lar italiano feliz sem uma despensa cheia de tipos diferentes desse ingrediente. Spaghetti, capellini, raviolli, cappelletti, tortelloni. Dá para imaginar a vida de quem sem as massas para fazer uma boa receita italiana? Impossível.

Massas

E na sua casa, qual desses elementos não pode faltar? Na sua opinião, tem outros ingredientes que são indispensáveis na cozinha italiana além desses cinco?